domingo, 1 de novembro de 2009

PONTA NEGRA NATAL


Ponta Negra, além de praia, é um bairro de Natal; embora a praia concentre estabelecimentos turísticos, o restante do bairro é habitado por moradores, muitos de classes média e baixa.
Até recentemente, Ponta Negra era local de trabalho de pescadores e local de lazer de natalenses (à época, a Praia do Meio era o local mais turístico de Natal); por volta de 1990, o turismo começou a crescer na área. Alguns anos atrás, investidores estrangeiros (principalmente italianos, portugueses e outros europeus) começaram a investir dinheiro na região, trazendo desenvolvimento para a área.
Atualmente, Ponta Negra é a área que mais cresce em Natal. Apesar do grande número de pousadas e hotéis já existentes, vários outros estão sendo construídos; muitas casas são reformadas e adaptadas para se tornarem novos restaurantes, lojas, etc.

A praia de Ponta Negra tem cerca de 4 km de extensão. No extremo sul fica o Morro do Careca, o ponto turístico mais famoso de Natal. Caminhando em direção ao norte, percorrem-se primeiramente ao redor de 2 km da av. Erivan França, os quais são repletos de bares, restaurantes, hotéis, boates, pequenas galerias de shopping, etc.
Ao final do trecho beira-mar da avenida Erivan França, ocorre uma bifurcação: a avenida sobe uma íngreme colina, em direção ao bairro de Ponta Negra, e o calçadão prossegue por mais 2 km, frequentados por praticantes de caminhadas (nesse trecho, existe absoluta predominância de pousadas, ocasionalmente entremeadas por barracas).

É proibido escalar o Morro do Careca, mas muitas pessoas o fazem.
FONTE - VIAGEM DE FÉRIAS

PRAIA DO MEIO - NATAL

Praia do Meio

A área da Praia do Meio abrange algumas praias, com limites indefinidos: Praia do Forte (ao redor do forte dos Reis Magos), Praia do Meio, Praia dos Artistas (onde fica o Chaplin) e Areia Preta; a Praia do Meio tem esse nome porque fica justamente próximo ao meio de toda a região.
Essa região da Praia do Meio fica mais ao norte de Natal, próxima ao rio Potengi; a Praia de Ponta Negra fica ao sul de Natal, e entre a Praia do Meio e Ponta Negra ficam as praias da Via Costeira.

Há um ponto de apoio turístico na Praia dos Artistas, ao lado do Chaplin; ao lado do ponto de apoio, há uma cabine do Banco do Brasil.

Até uns dez anos atrás (ao redor de 1995), esta era a área mais movimentada de Natal, o lugar para onde tanto natalenses como os turistas se dirigiam; a avenida Café Filho era congestionada, e as barraquinhas de praia estavam sempre cheias.
Quando os turistas estrangeiros começaram a investir em Natal, a preferência foi por Ponta Negra; pousadas, restaurantes e outros negócios turísticos começaram a surgir em Ponta Negra. Isso causou uma visível decadência na região da Praia do Meio (o sinal mais evidente foi a falência do Hotel dos Reis Magos, que por muito tempo foi o maior hotel de Natal).
Recentemente (desde aproximadamente 2003), o inchaço de Ponta Negra e a reclamação dos negociantes da Praia do Meio levou os Governos (de Natal e do Rio Grande do Norte) a tentar revitalizar essa área. Por exemplo, o calçadão foi refeito, as antigas barraquinhas foram demolidas e substituídas por outras mais modernas, uma imensa área de lazer e esportes foi construída na extremidade norte (um dos pólos de celebração do Ano Novo); em 2007, com a inauguração da nova Ponte Forte-Redinha, esperava-se que o renascimento da Praia do Meio ganhasse forte impulso.

De fato, houve melhorias na região, mas não tanto como se esperava. Novos hotéis e restaurantes surgem, mas outros fecham. As barracas ainda são frequentadas principalmente por moradores locais (a prática de se colocar o som do carro em altíssimo volume é corriqueira). Em 2008, a Feirinha de Artesanato da Praia dos Artistas foi reformada.
A região tem ainda seus atrativos, mas tem muito a ser melhorada.

A praia é bastante freqüentada de dia por banhistas e surfistas, mas à noite o movimento diminui bastante.
As praias são cortadas por recifes; quando a maré baixa, formam-se piscinais naturais, ótimas para crianças. Durante a maré alta, as ondas daqui são maiores que as de Ponta Negra, tornando a Praia dos Artistas um local favorito para os surfistas.
Os hotéis ao longo da avenida da praia são mais baratos que os de Ponta Negra. A qualidade e o preço variam bastante, mas é possível encontrar lugares confortáveis nesta região.
A Praia do Meio e Ponta Negra estão separadas por uma distância de aproximadamente 12 km; um táxi custa cerca de R$30,00, e um ônibus R$ 2,00 (valores em 2008).

FONTE - SITE VIAGEM DE FÉRIAS

PRAIA DO CENTRO - TIBAU DO SUL


É, de longe, a praia mais movimentada do vilarejo. Com larga faixa de areia e piscinas naturais, onde se escondem pequenos peixes, moluscos e caranguejos, a Praia do Centro é servida por diversas barracas, que comercializam frutos do mar e iguarias regionais capaz de tirar qualquer um da dieta. Mas, então, é só caminhar, nadar, surfar... Desde o Porto até a Ponta do Cabo Verde, a extensão da praia é protegida por recifes e pedras, formando as tais piscininhas e deixando o local apropriado para a descontração da família, que pode liberar os pequeninos para brincar na água ou fazer os castelos de areia do sonho de toda a criança. É a praia preferida dos nativos, também, onde se tem contato direto com a gente e a cultura desta região privilegiada.
FONTE - SITE PIPA

PRAIA DOS GOLFINHOS - TIBAU DO SUL


Esta enseada é toda especial! Barracas de praia, escolas de surf, golfinhos e mais golfinhos e, turistas e mais turistas para admirá-los. As falésias são recobertas pela Mata Atlântica e a areia é palco para esportes, banhos de sol e caminhadas descontraídas. Pode-se chegar tanto pela RN-003, de automóvel, ônibus ou transporte alternativo, descendo as falésias pelos vários acessos com escadarias, ou caminhando pela orla, na maré baixa, tanto vindo da Praia do Centro de Pipa quanto da Praia do Madeiro. É interessante consultar a tábua de marés antes de se aventurar nesta caminhada. As águas são calmas e o vento é moderado, por tratar-se de uma enseada, sendo tranqüilas para banho e para a prática do body-board. É também conhecida por Praia do Curral, porque conta-se que, antigamente, o local era uma extensa faixa de areia que servia de curral de bois para os nativos. Porém, com o avanço da maré, o local desapareceu. Se na Guaraíras o pôr-do-sol é mágico, a magia da Baía dos Golfinhos é o alvorecer, com o sol surgindo forte e esplendoroso no Oceano Atlântico.
FONTE - SITE PIPA

PRAIA DO MADEIRO - TIBAU DO SUL

Queridinha dos turistas, principalmente estrangeiros, em suas areias se caminha, toma-se um delicioso banho de sol, praticam-se esportes, como frescobol e Fuebol. E o mar? Verde-esmeralda, águas quentes e calmas, próprias para banho, surfe para iniciantes, ou "pegar um jacaré" ( body-board ). Barracas se estendem pela areia e se pode chegar tanto pela RN-003, deixando o automóvel em estacionamentos em cima das falésias e descendo-as pelos vários acessos com escadarias, ou pela própria rodovia, de van ou ônibus, que partem de Pipa e/ou Tibau de cinco em cinco minutos, ou ainda, caminhando pela orla. Inclusive, o transporte alternativo local é organizado e leva o turista para qualquer uma das praias da região a baixo custo. Golfinhos são uma surpresa aparte e podem ser avistados, principalmente, no início da manhã. Por estes pequenos e, ao mesmo tempo, grandiosos detalhes, a Praia do Madeiro é imperdível.
FONTE - SITE PIPA

PRAIA DE CACIMBINHAS


É na Praia de Cacimbinhas que os kitesurfistas se encontram em grande número, embelezando céu e mar com suas cores e movimentos radicais. Praia de águas mais profundas e de vento constante, por ser uma enseada mais aberta, somente nadadores experientes devem se aventurar no seu íntimo. As areias são finas, largas e dão acesso ao alto das falésias, por escada, e à rodovia RN-003, que margeia as dunas de Cacimbinhas. Essas dunas são privilegiadas, pois de seu alto pode-se avistar toda a orla entre Tibau do Sul e Pipa. Os passeios a cavalo no pôr-do-sol, dão um toque de magia e romantismo ao local. E, Sandboard e esqui-bunda são sugestões para momentos diversão garantida. As falésias que se erguem de Cacimbinhas ao Madeiro, são o mirante mais visitado do local, pois ali se tem idéia da generosidade da natureza com este lugar. Ah, e se tiver sorte, um golfinho aparece ao longe para saudá-lo.
FONTE - SITE PIPA

PRAIA DO GIL - TIBAU DO SUL

Logo depois das barracas de Tibau do Sul, começa a Praia do Giz. Própria para banho, é tranqüila e tem longa faixa de areia, que amparam o início das famosas falésias. No Giz, os pescadores, em noite de lua escura, preparam o tradicional "aratu no facho". O aratu-de-pedra é a espécie de caranguejo que inunda aquela praia nas noites de lua crescente e minguante. Assim, quando é marcado o evento, todos se reúnem e queimam pedaços de pneus velhos num latão aberto, iluminando toda a praia e atordoando os aratus, que são facilmente capturados pelos pescadores. Eles, então, preparam a iguaria e a noite é tocada a muita animação. O acesso à Praia do Giz é fácil, por ser vizinha da de Tibau, ocorrendo pelos mesmos meios de transporte ou a pé.

TIBAU DO SUL


A praia de Tibau do Sul - ou da Barra - é dividida pela movimentação da balsa, que ora traz os bugueiros que vês de Natal pela orla e ficam à espera em Malembá, ora levam turistas para a visitação àquelas dunas, com a agitação das barracas que comercializam o melhor da culinária regional e de frutos do mar. Turistas de várias localidades do país e do mundo, além das famílias tibauenses, são os freqüentadores deste recanto. As águas mansas e rasas da Lagoa de Guaraíras, misturadas à água morna do Oceano Atlântico, proporcionam o lazer perfeito para crianças, principalmente, devido ao muro de contenção que se estende nesta praia e torna mais brandas as ondas que lá quebram, formando uma enorme piscina natural. Tem fácil acesso, pois se chega às suas areias a pé ou de automóvel, passando pelo Centro da cidade de Tibau do Sul.

FONTE - SITE PIPA

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 16 BLOGS, 1478 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM YOUTUBE, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1500 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!